Coordenador : Luciano Gomes de Medeiros Junior
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389689.2201.109126.15022023
Departamento/Setor: PEB
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores de Física, Química e Ciências e alunos do CIEP 275 Lenine Cortes Falante em Itaocara, além dos discentes dos cursos de Licenciatura em Física e Ciências Naturais.
Local de atuação: Campus do INFES/UFF em Santo Antônio de Pádua e laboratório da escola CIEP 275 Lenine Cortes Falante em Itaocara
Objetivo
Reativar o laboratório, totalmente abandonado, da escola CIEP 275 Lenine Cortes Falante, revisando todos os kits experimentais já existentes adaptando o laboratório para que possa também ser utilizado na confecção de novos experimentos com materiais de baixo custo e sucatas. Pretendemos, com isso, desmistificar o Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) na escola e inserir o estudante da graduação em Licenciatura de Ciências Naturais e de Física dentro da sala de aula, mostrando-o desde já a importância dos experimentos na contextualização de alguns conceitos. Para esse fim, temos como objetivos específicos para os alunos discentes do projeto: • Aprender a rotina de um Laboratório Didático de Ciências; • Confeccionar manuais e colocar em funcionamento os experimentos dos kits didáticos já existentes; • Aprender a confeccionar experimentos de Física, Química e Biologia com materiais de baixo custo, pois assim poderão utilizá-los em escolas com escassez de recursos financeiros; • Perceber a importância de se utilizar pequenos experimentos em suas aulas e como essa prática poder contextualizar melhor os conceitos trabalhados em sala; • Verificar, desde já, as dificuldades encontradas pelos alunos da Educação Básica em determinados conceitos e fenômenos e substanciar meios para solucioná-las.
Resumo
Não é fácil ensinar Ciências, Física, Química e Biologia aos jovens que estudam na rede pública de ensino. Nessas disciplinas os professores têm apenas dois tempos semanais para cumprir uma ementa complexa e que na maioria das vezes é mal assimilada pelos alunos, já que em muitas escolas não existem laboratórios de Ciências que certamente facilitariam a aprendizagem de alguns conceitos. A maioria delas tem somente laboratório de Informática que, por vezes, não cumprem o papel esperado para um laboratório, uma vez que os professores não recebem treinamento adequado para a utilização de softwares didáticos, fazendo com que os alunos utilizem apenas ferramentas de texto ou a internet apenas como lazer, sem nenhuma proposta pedagógica sedimentada. Quando se trata de regiões mais carentes o quadro é ainda pior, pois não existem museus, centros de ciências, centros culturais, etc. que, por se tratarem de meios de educação não formais, ajudariam a despertar nos alunos curiosidades e emoções que vão muito além de uma sala de aula. Queremos propor a utilização de kits experimentais nas aulas de Ciências (Física, Química e Biologia) juntamente com experimentos simples confeccionados com materiais de baixo custo e sucatas, a fim de se contextualizar melhor alguns conceitos estudados pelos alunos da Educação Básica. Para isso, precisaremos revitalizar o laboratório didático que está abandonado na Escola CIEP 275 Lenine Cortes Falante, onde os kits didáticos com experimentos de Física, Química e Biologia que existem na referida escola estão sucateados e muitos deles precisando de peças de reposição.